As amazonas e os cavaleiros adoram fotografar seus cavalos.
As fotos com equinos sempre ficam lindas, pois são animais elegantes e belíssimos. Para ajudar você a fotografar cada vez melhor seus cavalos fiz uma lista com algumas dicas.
1 – Chame a atenção do cavalo para que suas duas orelhas fiquem para frente. Se preciso peça ajuda de um amigo/assistente para assoviar, balançar feno, uma sacolinha plástica ou até abrir um guarda-chuva.
2 – Posicione a câmera abaixo da linha do peito do cavalo, assim ele parecerá maior e ainda mais imponente.
3 – Brinque com a luz. Posicione o animal contra a luz e faça lindas fotos da silhueta do seu cavalo. Se deixar a luz do sol entrar na lente da sua câmera poderá fazer o efeito chamado “Flare”.
4 – Se for fotografar o cavalo em “halter”, naquela posição para catálogo de leilão, cuide para que as patas fiquem ligeiramente uma na frente da outra. Assim o cavalo saíra na foto com as quatro patas aparecendo.
5 – De manhã bem cedo ou no final da tarde são os melhores horários para fotografar seu cavalo.
6 – Cuide com o fundo da foto. Algumas vezes vemos cavalos com chifres, formados por galhos de árvores que estavam atrás do animal ao ser fotografado. Ou ainda um cavalo de pelagem escura sumindo em meio a sombras de árvores.
7 – Ao focar no cavalo, não esqueça de alinhar o horizonte, para que ninguém fique tonto ao ver sua foto.
8 – Não esqueça de deixar seu cavalo limpo e bem escovado antes de começar a fotografá-lo.
9 – Se for fotografar o animal encilhado ou com um cabresto, verifique se o equipamento está em ordem e prefira cores neutras. Assim o destaque fica no cavalo e não no material.
10 – Para fotografar seu cavalo em movimento, se estiver usando uma câmera que tem a opção manual use velocidade maior que 1/800. Se estiver no modo automático, ou ainda usando o celular, prefira dias claros.
11 – Se seu equipamento permitir trocar lentes, use as teleobjetivas, assim o animal será fotografado sem distorção. Usando lentes grande angulares o cavalo fica com a cabeça muito grande para o corpo.
12 – Não use flash, pois além de assustar o animal, os olhos ficam parecendo de zumbis.
13 – Ouse e faça cortes diferentes nas fotos. Pode ser apenas o olho do seu cavalo, ou ainda só o focinho, basta usar a criatividade.
14 – Componha a paisagem com o cavalo.
15 – Pegue sua câmera ou celular e seu cavalo e boa sorte.