Amazonas e cavaleiros brasileiros em destaque na Argentina

No último final de semana, entre 26 e 29/5, o Club Hípico Argentino em Buenos Aires recebeu seu tradicional Concurso de Saltos Internacional – CSI-W Sol de Mayo com presença da nata do hipismo argentino e representantes do Brasil, Peru, Bolívia, Chile e Uruguai e Brasil. Frente ao desenho dos percursos esteve o course-designer top brasileiro Guilherme Nogueira Jorge.

E, sem dúvida, para o Brasil o resultado foi dos melhores. Na sexta-feira, 27, a amazona baiana radicada em São Paulo Andrea Guzzo Muniz Ferreira com sua Wegonda, uma sela belga de apenas 8 anos, sagrou-se vice-campeã do GP World Cup Qualifier.

Andrea e sua Wegonda fizeram bonito pelas cores de Brasil; foto: hipismodigital / cedida

A vitória coube ao campeão olímpico da Juventude 2010,  Marcelo Chirico montando Omanie Du Landais – resultado que também teve gostinho brasileiro, uma vez que o cavaleiro reside e treina em Porto Alegre.  Ao todo 22 conjuntos disputaram o GP e três com uma falta habilitaram-se ao desempate. Marcelo e Omanie Du Landais fizeram pista limpa e Andrea com Wegonda fecharam com duas faltas.

“Estou muito feliz com meu resultado. O Guilherme sempre arma díficil, a Wegonda saltou muito bem e concurso é lindo!”, destacou Andrea.

Já domingo, 29, foi a vez do cavaleiro top gaúcho Francisco Cirne Lima honrar as cores do Brasil no GP Sol de Mayo, disputado em dois percursos.  Montando seu Veto de Laubry, Francisco ficou entre os oito conjuntos com apenas uma falta na primeira passagem entre um total de 21 participantes.

Após o segundo percurso três mantiveram-se com apenas um derrube habilitando-se ao desempate na corrida pelo título. Francisco e Veto de Laubry garantiram a vitória com um espetacular percurso sem faltas, em 39s85.

Francisco Cirne Lima e Veto de Laubry entram para o Hall dos Campeões do GP Sol de Mayo; foto: Hipismo Argentino

Pelas cores da Argentina, sagrou-se vice-campeão Luiz Biraben com HJ Ocaso e Matías Albarracin, campeão do GP Sol de Mayo em 2009, com P’compadre Ballycullen Maid obteve o 3º posto, ambos com uma falta, em 38s92 e 39s65.

Outras participações brasileiras

Em mais grande resultado, a amazona paulista e argentina, a sempre competitiva Karina Smith levou sua nova montaria Jamaiquina à vitória em uma das provas da categoria Amador Top. O gaúcho João Massaferro, presidente da Federação Gaúcha dos Esportes Equestres, garantiu pista limpa em das provas a 1 metro e em outra fechou com apenas com 1 ponto por excesso de tempo. Também representaram o Brasil em terras argentinas, os gaúchos Lucas Brambilla e José Augusto Tigre.


Fonte: CBH