Vinte e oito conjuntos disputam nesta quarta-feira, 28/9, a partir das 10h00, o pódio da competição considerada uma das mais importantes do mundo para o desenvolvimento do Adestramento Clássico.
Promovido pela Federação Equestre Internacional (FEI), organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e focado nas categorias de base, o Challenge é realizado em 50 países que são divididos em dez grupos com cinco países cada. O Brasil, que já alcançou o status de estar entre os mais emergentes do esporte, faz parte do Grupo I junto com a África do Sul, Argentina, Chile e Uruguai.
O diferencial do Challenge para outras competições de Adestramento é que dois juízes designados pela FEI percorrem todos os países daquele determinado grupo para julgar e avaliar os conjuntos, criando parâmetros de comparação e desenvolvimento técnico. Este ano o Grupo I vem sendo avaliado pelo alemão Peter Holler e pelo belga Jacques van Daele.
Os 4 candidatos da categoria Média abrem a disputa, seguidos por 5 conjuntos da Advanced e na sequencia 3 do Prix St. George. No período da tarde, a partir das 14h00, entram em pista os 6 conjuntos da Preliminar e em seguida os 10 da Elementar, série que fecha a competição.
Os 14 melhores classificados participam na quinta-feira, 29/9, de uma clínica com os juízes internacionais. Eles também avaliarão os conjuntos de todas as séries e definirão qual a formação da equipe brasileira. A pontuação dos times de cada país define a posição do Ranking do Grupo I. O Brasil vem liderando nos últimos anos e a expectativa é que o desempenho dos nossos atletas garanta mais uma vitória.
Ordem de Entrada e Escalação do Brasil – clique aqui.
Fonte: Rute Araújo / Site Coudelaria Ilha Verde; foto: Ney Messi/ABPSL