Cavalos da cavalaria da Polícia Militar ganham uniforme de proteção.
Estamos a poucos dias da Copa do Mundo de Futebol e a cavalaria da Polícia Militar parece já está preparada para entrar em ação. Com novo equipamento de segurança que parece uma armadura os cavalos e policiais irão enfrentar os possíveis protestos e confusões nos dias de jogos. Eles passaram por treinamento para adaptação ao novo uniforme.
O objetivo das inovações é reduzir ao máximo o impacto das agressões que policial e cavalo possam sofrer durante confrontos e distúrbios. Há pelo menos dois anos a corporação vem estudando o novo modelo. E buscou no exterior algumas inovações que julgou serem necessárias implementar.
A armadura com que os cavalos terão de se proteger será composta de viseira de acrílico, botas antiderrapantes, protetor facial e uma cobertura de couro maior no peito. Os animais já estão passando por treinamento neste mês e sendo preparados para todo tipo de choque com manifestantes. Já foram relatadas cenas de desequilíbrio e acidentes nesse período de adaptação dos animais à nova indumentária, uma vez que a viseira modifica a visão devido ao reflexo da luz e o conjunto do equipamento lhes causa desconforto no corpo.
Os policiais militares vão usar uma armadura semelhante à roupa do “Robocop” – um exoesqueleto de polipropileno. Cada conjunto custou cerca de R$600 para os acessórios dos cavalos e R$2.300 pela nova vestimenta.
Já tinha falado sobre esses novos equipamentos da PM aqui no Hipismo&Co. Mas agora vim mostrar para vocês fotos dos cavalos e cavaleiros com a tal armadura. Vejam abaixo uma coletânea de imagens da Cavalaria.