Assim como nos seres humanos, a Acupuntura apresenta excelentes resultados na saúde dos animais. Cavalos com problemas neurológicos ou ortopédicos ficam curados após sessões com a aplicação de agulhas em pontos estratégicos do organismo. Quem atesta o potencial da técnica é a médica veterinária Regina Maria Santiago, que há 15 anos trabalha com Acupuntura em cavalos e cachorros. E oferece o atendimento móvel, por meio do Ambulatório de Acupuntura Veterinária.
As sessões de acupuntura podem durar de alguns segundos a até 30 a 40 minutos, dependendo da situação. Os animais tendem a ficar relaxados ou até adormecerem durante a sessão. Ela explica que a frequência das sessões podem variar de uma a três vezes por semana e a resposta ao tratamento varia conforme a gravidade do caso. Depois, podem ser indicadas sessões de manutenção, com durações a cada 2 a 6 meses.
Regina Santiago tem inúmeros casos de cavalos ou cachorros que alcançaram a cura de doenças por meio da Acupuntura. Como exemplo ela cita o caso de um equino que apresentava manqueira em uma das articulações. Com apenas dois meses do tratamento, o animal ficou curado e reabilitado para práticas esportivas. “A Acupuntura mostra excelentes resultados nas funções de anagelsia, o controle da dor, anti-inflamatórias, nas funções de recuperação neurológica e na recuperação dos nervos motores”, reafirma a médica. Somente com o uso das agulhas ela contabiliza 20 cavalos curados, sendo a maioria pacientes com problemas ortopédicos.
Fonte: Diário do Nordeste