O Derby Clube Hípico de Santo Amaro é atração na Capital paulista entre 12 e 16 de maio; na ocasião, também se realizam seletivas para o Campeonato Sul Americano da Juventude e Campeonato Mundial de Cavalos Novos
Tradicional competição do calendário hípico brasileiro, o Derby Clube Hípico de Santo Amaro faz parte de um Concurso de Salto Nacional (CSN). O diferencial do Derby para outras disputas da modalidade é o percurso composto por obstáculos naturais. O principal desafio é o Grande Prêmio do Derby com obstáculos a 1.40m de altura que acontece no domingo, 16, às 15h00. Antecipando este ponto alto da disputa, na manhã de sábado se realiza o Mini-derby, obstáculos a 1.25m e destinado a amazonas e cavaleiros amadores.
No Brasil, apenas duas competições têm estas características e compõe o circuito Rio-São Paulo: o Derby do Clube Hípico de Santo Amaro e o CSN Derby Herdade de Palmas, no Rio de Janeiro, entre 31 de julho e 1º de agosto.
Na competição paulista serão disputadas 10 vagas para o Grand Slam na prova final fluminense.
Pelo Campeonato de Salto Nacional várias provas fazem parte da programação, mas o momento especial é o mini-GP, com obstáculos a 1.30m na manhã de domingo.
Outros desafios
Duas seletivas fazem parte das atrações do evento: a primeira seletiva realizada no Estado de São Paulo para o Campeonato Sul Americano da Juventude 2010 nas categorias Mirim, Pré-junior Junior que acontece em Quilota no Chile, em outubro, e a 4ª de seis seletivas para o Campeonato Mundial de Cavalos 2010 em setembro, na Bélgica, reúne animais de 5, 6 e 7 anos.
A armação de pista, nas provas na grama e seletivas, caberá a Carlos Alberto Raposo Lopes e, na pista de areia, a Gabriel Malfatti.
Com organização do Clube Hípico de Santo Amaro, as competições contam com supervisão da CBH e Federação Paulista de Hipismo (FPH).
Fonte: CBH