A hiperflexão é um “método” de trabalho do cavalo de ensino numa atitude baixa e redonda, ao qual no início se chamou “Rollkur”.
Para quem nunca ouvou falar em “Rollkur” ou hiperflexão, é quando o cavalo é trabalhado muito baixo, muito enrolado, com o nariz quase no peito. Veja um exemplo abaixo.
Existe muita polemica em torno da hiperflexão do pescoço dos cavalos, tanto que a Federação Equestre Internacional (FEI) só permite esse método por curtos períodos.
A discussão sobre a hiperflexão, se deve porque alguns cavaleiros acreditam que seja prejudicial a saúde dos cavalos e outros pregam que é uma técnica quando utilizada corretamente não traz malefícios ao animal e sim ajuda na performance dos cavalos em competições de adestramento.
O grande defensor e utilizador da hiperflexão no adestramento é Sjef Janssen treinador da amazona holandesa Anky Van Grunsven, tricampeã olímpica.
Os adeptos da técnica dizem que o cavalo fica mais submisso com o uso hiperflexão nos aquecimentos antes das provas. Será que isso não é porque a hiperflexão leva a uma fadiga física e psicológica do cavalo?
A baba que vemos em cavalos em hiperflexão acontece por eles não conseguirem engolir, pois quando o cavaleiro puxa a cabeça do animal em direcção ao peito, a língua enrijece. Sem contar que quando o pescoço está hiperflectido, a laringe fica comprimida dificultando a respiração do cavalo.
Ao serem montados com o chanfro perto da vertical, os cavalos têm a sua visão direccionada para baixo, de modo que não conseguem observar o que se passa directamente à sua frente. Quando o cavalo é obrigado a manter a cabeça atrás da vertical em hiperflexão, quer dizer que, no máximo, vê o chão junto às suas mãos.
Na hiperflexão, a parte de cima da coluna vertebral está excessivamente flexionada e em grande esforço. Ao trabalhar o cavalo com esse metodo, com os músculos e ligamentos entre as vértebras em extensão até ao seu limite, deixa de haver tónus muscular e os ligamentos alongam perdendo a sua elasticidade.
Agora eu pergunto será que vale fazer o cavalo passar por tudo isso só para obter melhor nota em uma competição? O que você acha sobre essa técnica de hiperflexão do pescoço do cavalo?
Abaixo vejam um vídeo da amazona Anky Van Grunsven explicando sobre como é o trabalho de hiperflexão que ela faz com seus cavalos. Ela explica que deve se saber fazer, que não é uma técnica para cavalos novos e que ela não trabalha seus animais todos os dias assim. Ao final do filme tem algumas imagens dela montando com o método de hiperflexão.
Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.