Mais uma vez vi pessoas fazendo confusão com o que é hipismo e o que é salto.
Muitas pessoas não entendem que o salto é uma modalidade dentro do hipismo, que é o esporte equestre. (vejam aqui um post sobre isso)
Dessa vez, vi esse equivoco em uma revista do meio equestre. Como já falei aqui no Hipismo&Co, eu adoro ver espaços para divulgação do nosso esporte, mas fico triste quando vejo um canal de comunicação totalmente voltado para o mundo hípico cometendo um erro desses. Nessa revista encontrei uma matéria explicando um pouco das regras e fundamentos de provas de salto, o que acho muito interessante pois realmente é um pouco complexo para quem não é do meio. Porém o título da matéria fala em hipismo e em nenhum momento no texto tem a explicação de que o salto é uma das muitas modalidades dentro do esporte.
Quando mudei do salto para o adestramento, várias pessoas me perguntaram: “Não vai mais fazer hipismo?” E minha resposta sempre era a mesma: “Eu faço hipismo, só que agora pratico outra modalidade.”
Vejam que até a Confederação Brasileira de HIPISMO tem mais do que salto em sua grade, tem também o adestramento, o enduro, o volteio, a atrelagem, o CCE e até rédeas. Algumas vezes sinto um pouco de preconceito com modalidades que não são o salto, o que é uma grande bobagem, porque elas podem andar juntas. Nos Jogos Equestres Mundiais o hipismo está presente em várias formas, fazendo um lindo espetáculo onde o mais importante é o cavalo.
Mas fica aqui a dica para os meios de comunicação equestre: cuidado com essas nomenclaturas “hipismo” e “salto”, confundindo os dois talvez vocês deixem os praticantes das outras modalidades chateados.
Hipismo é muito mais do que só salto.