Algumas pessoas acham que qualquer esporte pode servir de válvula de escape para aqueles momentos de estresse, mas acho que elas nunca montaram um cavalo. Eu acredito que a equitação é a melhor terapia de todas.
Para ver se essa minha teoria estava certa, fiz experiências com outras atividades. Tentei Yoga, que me deixou relaxada e muito tranquila, porém aquela história de dividir meu relaxamento com um cara que roncava não foi nada agradável e sai da aula irritada com os barulhos e odores dos companheiros de sala. Depois fui para a corrida, foi ótimo para minha saúde e ajudou a controlar meu nível de hormônios que dizem desencadear o estresse, mas para mim essa atividade não funcionou para afastar a tensão psicológica. Correr é automático, não necessita pensar muito no que está fazendo e assim minha cabeça fica livre para pensar nos problemas do dia a dia.
Já no hipismo sou só eu e o cavalo. Durante o trabalho com meu animal preciso estar focada nele e nos exercícios, assim os pepinos que estão me incomodando ficam para outra hora. E como a corrida, a equitação também é uma atividade ao ar livre que me deixa próxima da natureza passando uma ótima energia. Por isso e por vários outros motivos que o hipismo é o meu esporte número 1.
E você, qual é a atividade que usa para aliviar o estresse?