O cavaleiro de adestramento Bruno Gomes assistiu o vídeo da prova de Juan Manuel Muñoz Diaz montando Fuego XII no Grand Prix dos Jogos Mundiais de 2010 e fez seus comentários para o Hipismo&Co.
Veja o vídeo e logo abaixo a opinião de Bruno sobre a performance do conjunto.
“Não sou isento para comentar a prova do cavalo Fuego e do cavaleiro Juan Manuel Muñoz Dias, pois monto uma raça iberica (lusitanos). Mesmo assim noto admirável dinâmica do conjunto e como o cavaleiro aproveita todos os pontos positivos do seu animal.
Alguns dizem que as raças ibéricas não são páreo para as raças europeias no adestramento. Porem, com um piaffer acadêmico e uma passage enérgica e de qualidade, Fuego desmente esse mito.
Alguns detalhes me surpreendem no vídeo: percebo o cavaleiro afagar sua montaria durante o passo, mostrando empatia com o animal, gesto raro em uma prova de grand prix. O conjunto demonstra confiança e retidão nas mudanças a dois tempos no circulo e a tempo numa correta linha do meio.
Outro ponto a salientar é a marcada diferença entre o trote e a passage. O ginete aproveita a agilidade que a raça possui e executa exemplares piruetas.Ressalto ainda as transições impecáveis. Acredito que o conjunto tenha sido penalizado no ultimo alto, pois houve reação.
Numa prova como essa é impossível não se contagiar com o entusiasmo desse excelente cavaleiro.”
E você o que achou da prova de Fuego XII?
Bruno Gomes é cavaleiro de adestramento da equipe do Centro Paranaense de Arte Equestre que fica em Piraquara no Paraná.