A terça-feira, 3/7, não poderia ter sido melhor na cerimonia de abertura e largada da modalidade Salto no Concurso Internacional de Saltos em Aachen na Alemanha, meca do hipismo mundial. No ano em que centenário concurso comemora a parceria do CHIO Aachen e o Rio Janeiro, Doda Miranda e Rodrigo Pessoa brilharam pelas cores do Brasil.
Abrindo as disputas com o Prêmio Net Aachen, a 1.45 metro, o campeão olímpico de 2004 Rodrigo Pessoa levou seu sempre veloz Paulouchin ao 2º posto, sem faltas, 64s03. Enquanto a vitória ficou com o top francês Roger Yves Bost apresentando Castle Forbes Vivaldo, pista limpa, 62s31, superando nada menos que demais 96 concorrentes. Em 3º lugar chegou o alemão Marco Kutscher com Cornet´s Cristallo, sem faltas, 66s42. A brasileira Karina Johannpeter com Uraquai, sem faltas, 80s52, fechou em 22º lugar. Já a amazona grega Athina Onassis de Miranda com sua AD Uceline , sem faltas, 72s31 emplacou na 12ª colocação.
Logo a seguir, no segundo e principal páreo do dia, Alvaro Affonso de Miranda, o Doda, com AD Rahmannhof´s Bogeno, conjunto pré-qualificado para Londres 2012, venceu o Prêmio Stawag, a 1.50m, cruzando a linha de chegada sem faltas, 68s50. A 2ª colocação foi para Alemanha com Hans Dieter Dreher com Embassy II, pista limpa, 69s32. Em 3º lugar chegou o holandês Harrie Smolders com Regina Z, 69s42. Participaram da disputa, 59 concorrentes top mundiais.
Aachen e Rio de Janeiro: cidades parceiras
Ao final do dia do dia começou a festa de abertura do cententário CHIO Aachen que esse ano tem o Rio de Janeiro como cidade parceira. O desfile começou com uma bela apresentação de cavalos da raça crioulo em grande parte soltos dentro do estádio principal de Aachen. Em seguida, passistas da Grande Rio roubaram a cena com muito samba no pé em uma apresentação inesquecível em terras alemãs. Doda e Rodrigo também entraram em pista montados em dois cavalos mangalargas marchadores ao lado de outros cavaleiros, honrando a raça genuinamente brasileira e o terceiro maior rebanho equino do mundo.
Carl Meulenbergh, presidente do Aachen-Laurensberger Rennvereins, anunciou a semana com mais de 112 horas de disputas hípicas nas modalidades Salto, Adestramento, Volteio, Concurso Completo e Volteio. A seu lado, Nelson Pessoa, campeão da Copa das Nações em 1956, formando equipe com Cel Renyldo Ferreira, 88, também presente em Aachen, e do General Eloy Menezes (in memorian), declarou: “há 55 anos estive aqui pela primeira vez e vencemos a Copa das Nações. Desde então, sempre gosto de voltar aqui e é uma honra para mim ver a minha cidade natal o Rio de Janeiro como cidade parceira de Aachen.”
Em 2012, além dos cavaleiros Doda, Rodrigo e Karina, na modalidade, o Brasil também está representando por Luiza Almeida no Adestramento e Renan Francisco Guerreiro, no Concurso Completo de Equitação. Nada menos que 33 países estão representados em Aachen, totalizando 341 cavaleiros e 535 cavalos na corrida por mais 1,8 milhões de euros. Em 2011 o público foi de aproximadamente 363 mil pessoas e, em 2012. a organização do evento espera superar a marca.
A principal prova do evento, o Grande Prêmio Rolex, acontece no domingo, 8/7. A prova da Copa das Nações movimenta Aachen na quinta-feira, 5/7, com times da Bélgica, França, Grã Bretanha, Alemanha, Irlanda, Holanda, Suíça, Suécia, além, é claro, dos donos da casa, a Alemanha.