O cavalo Eden, multicampeão de Hipismo Rural e Concurso Completo de Equitação (CCE) faleceu em 31/10, aos 31 anos de idade. Com Serguei Fofanoff, o Guega, o tordilho participou de duas Olimpíadas (Barcelona 1992 e Atlanta 1996), dois Jogos Equestres Mundiais (Estocolmo 1990 e The Hague 1994) e ainda conquistou a medalha de ouro por equipes nos Jogos Panamericanos de Mar del Plata, em 1995.
“O Éden foi um grande vencedor no Hipismo Rural nos anos 80. Ali foi a base para ele, que foi o animal que mais vezes representou o Brasil em competições de alto nível”, conta Guega, que acaba de voltar de Guadalajara, onde mais uma vez integrou a equipe brasileira de CCE, trazendo a medalha de bronze por equipes.
Eden aposentou-se das competições em 1997, ano em que conquistou o tetracampeonato brasileiro de CCE, e deixa muitas saudades. “O Eden me transformou em um cidadão do mundo e todas as glórias que tenho na equitação até hoje devo a ele. Obrigado companheiro, valeu, fica com Deus”, despede-se Guega.
onte: CBH com a fontes ABHIR e Centro Hípico Guega; fotos: Centro Hípico Guega