A pernambucana Yane Marques fez história no pentatlo moderno, ao conquistar, neste domingo, a medalha de , primeira do Brasil na história da modalidade. A brasileira se manteve entre as primeiras colocadas durante todos os esportes disputados.
As provas começaram bem cedo, na esgrima, primeiro esporte disputado, Yane ficou em sexto no geral, mantendo a posição nos 200m livre da natação. Ao término dos dois esportes, a brasileira era a segunda colocada no geral.
O terceiro esporte foi o hipismo, uma prova de saltos, que é disputada da seguinte forma: os cavalos são fornecidos pelo Comitê Organizador e sorteados para as participantes, que podem realizar um aquecimento de 20 minutos para conhecer o percurso e o animal.
Na prova, Yane terminou em nono no geral e assumiu a liderança ao lado da lituana Laura Asadauskaite, com 3.268 pontos.
No evento combinado (corrida e tiro esportivo), Yane travou um duelo muito equilibrado com a Asadauskaite. A brasileira começou liderando, mas a lituana mostrou superioridade na corrida, o que fez Yane travar duelo pela prata com a britânica Samantha Murray, que também mostrou um ritmo muito forte.
No fim da prova, a americana Margaux Isaksen forçou o ritmo e ameaçou a conquista de Yane, que foi até o seu limite fisíco para garantir a medalha de bronze. Ao fim da prova, a brasileira demonstrou muito cansaço, mas comemorou bastante a conquista inédita.
Fonte: Yahoo Esportes