Montando Ludewig G a amazona mineira Renata Rabello Costa que reside na Holanda, conseguiu no dia 24 de julho (sexta-feira), seu segundo índice de qualificação durante o Prix Recyma, no CDI3* Strassen, no Audi Cup International que movimenta Luxemburgo até domingo, 26.
A amazona de Adestramento conquistou o índice de 64,25% em nota atribuída pelo juiz holandês Jan Peeters. No final de sua apresentação, apresentou média final de 63,362%. O primeiro índice da atleta mineira foi conquistado no dia 18 de junho, no Grand Prix B 3* no Domaine Equestre dês Grands Pins, região de St. Tropez, na França.
Com a conquista do segundo índice, Renata se iguala aos seus dois companheiros da equipe medalha de bronze nos Jogos Panamericanos do Rio, Luiza Tavares de Almeida que monta Samba e Rogério da Silva Clementino com seu Puro Sangue Lusitano Nilo VO. Os dois atletas que representam a Federação Paulista de Hipismo (FPH) já haviam conquistado os dois índices necessários que é de um mínimo de 64% em nota atribuída por juiz de nível “O” (grau máximo) da Federação Equestre Internacional.
Com a qualificação de Renata, o Brasil já tem número mínimo de atletas para formar a inédita equipe de Adestramento nos Jogos Equestres Mundiais, que acontecem no segundo semestre de 2010 em Lexington, no Estado americano Kentucky.
Quem também está próximo de se candidatar a fazer parte da equipe é o cavaleiro olímpico Leandro Aparecido da Silva com Oceano do Top por ter alcançado o primeiro índice no dia 19 de junho, em São Paulo (SP).
Com organização da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), outras três seletivas serão realizadas no Brasil até o final da temporada 2009, e entre os que buscam o primeiro índice estão Marie Munters montando Crossy, Pia Aragão com Aslan, Thaisa Tavares de Almeida com Rio Pelé e Rogério Clementino que busca índice também com Portugal, sua segunda montaria.
Fonte: Fator Brasil