Esses dias li em um blog um post de uma amazona, ela explicava os benefícios que o hipismo traz para o corpo. Mesmo concordando com alguns pontos do texto, eu acho que o maior ganho que podemos ter com a pratica de esportes equestres é mental.
Inúmeras pessoas que convivem com cavalos relatam o prazer que experimentam durante a montaria. Essa sensação vem tanto da alegria de montar e sentir-se conectado com um animal, até em sentir o ar fresco pelas trilhas inserido na natureza. Está provado que a equitação diminui o nível de estresse, muitas vezes associada com a vida moderna.
O cavaleiro está constantemente aprendendo coisas novas, seja sobre o cavalo, sua postura, coordenação, equilíbrio, etc. Este exercício mental de aprendizagem contínua mantém o ser humano em alerta e previne a perda de memória.
As pessoas que montam a cavalo passam a confiar no animal, o que consequentemente, leva a uma maior capacidade de confiar em outras pessoas ao redor e assim desenvolve a capacidade de se relacionar com outros seres humanos.
Para poder montar um animal de grande porte é preciso ter controle e dominar as habilidades necessárias para fazer o cavalo responder aos seus comandos. Quando o cavaleiro consegue alcançar esse controle, se sente confiante, com isso estará mais preparado para enfrentar os desafios do cotidiano.
Ser eficiente na equitação requer paciência, atenção e sensibilidade para entender os sinais dos equinos. Pessoas do cavalo desenvolvem um grande senso de responsabilidade pois devem ter comprometimento com o cuidado e bem-estar do animal.
Mas chega de falação, a melhor maneira de você saber o quanto a equitação pode te ajudar é montando um cavalo. Se você já pratica esportes equestres, sabe o que estou falando. Senão acho que deveria pensar em começar e sentir na pele a sensação maravilhosa de montar um cavalo.