Reunindo 95 jovens enduristas de 26 países, a competição foi realizada neste sábado, 5, em Bábolna, Budapeste, na Hungria.
Considerado difícil e muito concorrido, o “Young Riders World Championship” confirmou o favoritismo de árabes e franceses que dividiram os primeiros lugares do pódio tanto na disputa por Equipe quando na Individual.
O Ouro por Equipe ficou com a França, a Prata com os Emirados Árabes Unidos, o Bronze com a anfitriã Hungria, a Bélgica ocupou a quarta colocação e o Brasil comemorou o 5º lugar com time formado pelos conjuntos Mariana Salles/Maj Godasil – melhor colocada com o 19º lugar – e Mônica Vidiz/ Thayza HCF, de São Paulo, Camila Llrena/El Faro, do Rio de Janeiro, e Rafael Salvador/Lakin de Villeuneuve, de Minas Gerais.
Foram 120 quilômetros de trilhas por campos e asfalto com tempo chuvoso e terreno escorregadio. No final do percurso – dividido em quatro anéis – a velocidade média da prova surpreendeu, superando a casa dos 29km/h na fase final da competição.
À frente de muitos países tradicionais no esporte e também favoritos ao pódio como a Espanha, Quatar, Alemanha e África do Sul, o Brasil comemorou o resultado, uma vez que os animais só chegaram na Hungria dois dias antes da prova em razão da liberação das fronteiras européias para cavalos vindos do Brasil só ter ocorrido em 28 de agosto.
E o Sheik árabe comemorou antes e perdeu
A final da disputa Individual foi surpreendente e o título mundial definido com uma diferença de dois centésimos de segundos.
Os enduristas dos Emirados Árabes Unidos confirmaram o favoritismo ao conquistarem as medalhas de Ouro e Prata. A França faturou o Bronze.
Liderando a prova desde o início, o sheik HE Sh Abdulla bin Faisal Al Qasimi montando Castlebar Sobia já empunhava a bandeira do seu país quando foi superado, na linha de chegada, pelo compatriota Ali Hussain Al Marouqi com Sergai que ficou com o Ouro e o título de Campeão Mundial Young Rider depois de 05h15”10 de prova com velocidade média de 22,464 km/h. O sheik Al Qasimi teve que se contentar com a Prata e o título de Vice-campeão ao terminar a disputa no tempo de 05h15”12 e média final de 22,462 km/h.
Na seqüência chegaram os franceses. Laetitia Gonçalves montando Jasmina des Ayssade faturou o Bronze enquanto Lucie Marin com Lamiah el Oued e Lisa Riou montando Favela se posicionaram em 4º e 5º lugar, respectivamente.
Pelo Brasil competiram pelo título individual a mineira Carolina Barbosa montando Kouleur du P (20ª colocada) e Rafaela Moreira Barreto, do Distrito Federal, que amargou a eliminação de sua montaria, Zorkhan Rach, que apresentou um pequeno problema na mão direita e não resistiu à tensão do asfalto e mancou no trote.
Fonte: Rute Araujo