Um time de seis enduristas brasileiros participa hoje, 14/10, do “2009 Kentucky Cup Endurance Test Event”, em Lexington, Kentucky, Estados Unidos, palco dos Jogos Equestres Mundias de 2010.
Em ritmo de preparação para o “Alltech FEI World Equestrian Game”, a “Copa do Mundo” dos esportes equestres, 97 enduristas de 24 países competem nas trilhas no Kentucky Horse Park nos Concursos de Enduro Internacional, categorias 2 e 3 estrelas. A prova serve para que juizes e delegados façam verificações, observações e sugestões de alteração para definição das trilhas oficiais do Mundial.
Os enduristas brasileiros participam do CEI2* com cinco representantes e do CEI3* com apenas um. “A equipe utilizará cavalos americanos e é formada pelos primeiros classificados no Ranking 3 estrelas de 2008 da CBH”, observa Olavo Maciel, diretor de Enduro da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Na categoria CEI2*, com percurso de 120 km, estão inscritos 31 enduristas de 16 países dos cinco continentes. A maior delegação é dos Emirados Árabes com 6 representantes, seguido do Brasil com 5: Ana Carla Maciel montando Fast Eddie, Gabriela Marchese Cesarino com Diamond, André Vidiz montando Steadys Temmpo, Léo Steinbruch que vai optar por montar Dwa Millenium ou Stars A Flame e Fernando Gonçalves Costa que também conta com duas opções de montaria: FLF Bold Spirit e FLF Xtreme Fire.
No CEI3*, com 160 km de percurso, participam 66 enduristas de 16 países, onde o único continente não presente é a África. Apesar de a Europa ter a maior representação de países, 7, é das Américas o maior número de enduristas, com lideraça dos Estados Unidos (30) e Canadá (15) que, por sua vez, não marcam presença no CEI2*. O Brasil, a exemplo de outros seis países, terá apenas um representante: o experiente Marcio José Cardoso Honório montando FFC First Csea Lord.
Fonte: FPH