Brasileiro de Hipismo para Amadores 2011

Um feito inédito. Simplesmente os donos da casa dominaram o placar: 8  a 0 no Campeonato Brasileiro de Amadores, entre 22 e 25/10, na charmosa Sociedade Hípica de Brasília, que teve a participação de 160 concorrentes representando 8 Estados além da Comissão de Desportos do Exército.

Para alegria da torcida local, as equipes brasilienses, com 100% de aproveitamento, conquistaram 4 medalhas de Ouro por equipes e quatro Ouros individuais com Cristiana Piauhlyno e Jamaica, na série Amador B -1 metro, Luciana Lossio e SL Sofia, Amador A – 1.10 metro, Flavia Rocha Mello de Azevedo com Manège RM HFB Frederica, Amador – 1.20 metro, e Rodrigo Ribeiro Lustosa Vieira com Cordel JMen, Amador Top – 1.30 metro.

Se a torcida local foi nota 10, a habitiual hospitalidade brasiliense não ficou atrás com intensa programação Social com música ao vivo, balada e ainda curso a cargo do juiz internacional Pedro Cordeiro e palestra do course-designer internacional Guilherme Jorge. “O nível estava realmente bom e todas as disputas na altura de um Campeonato Brasileiro”, comentou Guilherme que, entre outros eventos internacionais, armou o Pan RIO 2007, duas Finais de Copa do Mundo e acaba de ser convidado como assistente nas Olimpíadas de Londres 2012.

Confira a seguir, os detalhes das Finais Individuais nas quatro categorias.
Cristiana Piauhlyno é ouro no Amador B em um pódio 100% brasiliense

Na primeira final individual no sábado, 24, o resultado não poderia ser melhor para atletas da casa. Em um desempate acirradíssimo, três conjuntos de Brasília sem faltas após as três parcais largaram em busca do ouro na série Amador B, a 1 metro. Sagrou-se campeã Cristiana Piauhylino com sua Jamaica, pista limpa, na excelente marca de 31s80. Cristiana também levou Julie Housserie ao 3º posto, com dois derrubes no desempate, mas, conforme a regra, subiu ao pódio na 4ª colocação.

Em dobradinha feminina, o vice-campeonato foi para Vanessa Tiemi Paulizi Tarifa com Ufania da Coroa, sem faltas, 32s07. Outros seis conjuntos – com apenas um derrube nas três provas – voltaram a pista no desempate pelo bronze que ficou com José Maria de Siqueira Filho com Alterosa que também obteve o 5º posto montando Jine. Em 6º lugar chegou Adriana Casanova Guedes com sua égua multicampeã Cavallus Europa.

Luciana Lossio e Ronaldo Bittencourt garantem dobradinha brasiliense no Amador A

Dando prosseguimento às finais individuais, a primeira decisão no domingo, 25, foi a Final Amador A, 1.10 metro. Com três vitórias, liderando de ponta a ponta, a brasiliense Luciana Lossio, 36, que voltou a montar no início do ano após 14 anos, não perdeu um ponto sequer ao longo do campeonato com sua SL Sofia. “Só tenho a agradecer ao meu professor Joca (Marcos Fernandes Alves) pois sem ele eu não estaria aqui”, ressaltou a competente campeã.

Sagrou-se vice-campeão Ronaldo Bittencourt, 42, presidente da Federação Hípica de Brasília em duas gestões de 2006 a 2010, que retornou às pistas a menos de um mês. Com belo tordilho Quick Step Z, Ronaldo fechou o campeonato com apenas 1 ponto perdido.

Três conjuntos com um derrube voltaram a pista para a decisão do bronze. Honrando as cores de São Paulo, Cristiane Andrea Rossini Mazoli com seu Impoluto levou a melhor, sem faltas, em 35s05, quebrando a hegemonia brasiliense nas seis primeiras colocações.

O 4º posto coube a Roberto Figueiredo Paz Neto com Santa Cecília Jileteada, uma falta, 32s56. Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação, Letícia Lima montando Proseg Seguros SL Legado e Pedro Henrique de Oliveira com Ballalayka.

Quarteto brasiliense domina o placar na categoria Amador com vitória de Flavia Mello de Azevedo

Em mais um placar dominado pelos atletas de Brasília, três conjuntos sem faltas habilitaram-se a eletrizante desempate na categoria Amador, a 1.20 metro, levantando a torcida das arquibancadas. Montando sua espetacular Manege RM HFB Frederika, Flavia voou em pista sagrando-se campeã com 39s22, sob fortes aplausos de sua torcida nota 10. “Estou com a Frederika há dois meses e dedico esse título a minha mãe”, destacou Flávia, 35, mãe do pequeno Filipe de 2 anos, que também subiu ao pódio.

Daniel Almeida Gomes da Rocha com Agapanthus JMen foi vice, sem faltas, 40s93, enquanto Daniel Pereira de Castro com Follow Me, um derrube, 37s70, levou bronze. Também por Brasília, com um ponto perdido, Alexandre Vidal Canaparro Nogueira com Quazzar obteve o 4º posto, representando a Comissão de Desportes do Exército.

Rodrigo Ribeiro Lustosa Vieira levanta o 8º ouro por Brasília

Em mais uma eletrizante disputa, dois conjuntos com apenas 1 falta habilitaram-se ao desempate: o mineiro Caio Malzone com QH Laron e o brasiliense Rodrigo Ribeiro Lustosa Vieira com Cordel JMen. Pelas cores de São Paulo, sempre competitivo, Richard Bilton com Cia Athletica Carbonel JMen foi o vencedor da prova final sem faltas em 62s71 – fechando o campeonato com 13 pontos perdidos na 7ª colocação empatado com outros quatro concorrentes.

Primeiro a largar no desempate, o cavaleiro da casa Rodrigo com Cordel JMen não decepcionou sua torcida organizada e legião de fãs garantindo pista limpa, em 32s23.

Honrando Minas Gerais, Caio com QH Laron também teve um ótimo desempenho, pista limpa, 33s26, sagrando-se vice-campeão. Montando Montreal, Fernando Barbosa Teles levou bronze por Brasília com 8 pp.

Em 4º lugar chegou o mineiro Ricardo Moura com Top Star VDL, seguido pelo carioca Paulo Fernando Vignoli de Salvo Souza com Sound of Silence e o campeão Rodrigo, desta feita, montando Anouska van de Fruitkorp. Todos com apenas com 9 pontos perdidos.

 

Os campeões brasileiros Amador Top com o Governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz e sua esposa Izla e Luiz Filipe e Ana Flávia Coelho e Guilherme e o filho Feipe; foto: Tim Maia
Os campeões da categoria Amador A com o secretário geral do Conselho de Estado do Governo Roberto Wagner e Luiz Filpe; foto: Tim Maia

 

Alegria no pódio dos campeões brasileiros Amador B com Luiz Filipe Coelho e Eduardo Caldeira, presidente da Federação Paulista de Hipismo; foto: FPH/CM