Palco de grandes disputas no hipismo brasileiro e celeiro de jovens campeões, a Sociedade Hípica de Brasília (DF) recebeu, de 1 a 4/7, o Campeonato Brasileiro de Jovens Cavaleiros 2010. Aberto a cavaleiros e amazonas entre 12 e 21 anos, foram 208 os conjuntos (cavalo / cavaleiro) que disputaram quatro diferentes séries: Jovem Cavaleiro B, a 1 metro, Jovem Cavaleiro A, 1.10 metro, Jovem Cavaleiro, 1.20 metro, e Jovem Cavaleiro Top, 1.30 metro.
No domingo, 4/7, os jovens talentos concorreram na decisão do título individual nas pistas armadas por Erica Sportiello, Sérgio Villaça Freitas e o auxiliar Adalgizo Mendes de Souza.
Na categoria Jovem Cavaleiro B, com participação de 87 conjuntos, Nina Barbosa levou Shelby RJ ao topo do pódio pelas cores da Federação Hípica Sul Matogrossense. Sagrou-se vice-campeã Nataly Garreta com SL Festim Vanguarda pela Federação Hípica da Bahia.
Superando demais 66 conjuntos, o pernambucano Marco Polo Uchoa montando Strategos sagrou-se campeão na categoria Jovem Cavaleiro A. Enquanto o vice-campeonato foi para Brasília com Gabriela Muniz Leal com Coriograf.
Já na categoria Jovem Cavaleiro, com 33 conjuntos, Edouard Muguet com Lucky Light Guet honrou as Federação Equestre da Paraiba com o título de campeão brasileira. Gabriel de Queiróz Gouveia com Gaya levou o vice em mais grande resultado pela Federação Hípica de Brasília.
Completando a pluralidade do quarto e último pódio, o cavaleiro da casa e campeão brasileiro junior 2009 Kitaro Baldaia Bemfica sagrou-se campeão jovem cavaleiro top montando Cordina entre um total de 21 conjuntos. Por São Paulo, Guilherme Caparelli Favilla montando Romancera JMen conquistou o vice.
Fonte: CBH