No último final de semana, entre 28 e 31/7, o Campeonato Americano da Juventude movimentou Guayaquil no Equador. A participação brasileira foi restrita porque a ida de concorrentes com seus próprios cavalos está vetada devido a problemas sanitários vigentes no Equador que complicariam a viagem de volta ao Brasil. Por isso, todos os brasileiros e também uruguaios competiram com cavalos emprestados / alugados.
Representaram as cores verde amarela na categoria children / mirim: Emyr Costa Neto apresentando Pratica, de São Paulo, Maria Victoria Ludwin com Flor de Mayo, de Santa Catarina, João Victor Castro Aguiar com Barcelona, jovem talento de Manaus que treina em Ribeirão Preto, o atual campeão paulista mirim Rafael Rodrigues Moderno com Rosendo. Na categoria pré-junior, o Brasil contou com a participação da jovem amazona de Santa Catarina Sofia Scheer Tequila. O renomado ginete e treinador Nelton Marcon foi o chefe de equipe.
A armação de percursos teve assinatura da renomada brasileira Marina Azevedo e o juiz internacional oficial gaúcho Michael Detemple presidiu o juri. Ao todo competiram 33 mirins, 18 pré-juniores, 7 juniores e 7 young riders do Equador, Brasil, Argentina, Chile, Colombia, Peru, Uruguai e Venezuela.
Emyr garante o melhor resultado brasileiro entre os mirins e equipe fecha em 4º
Na 1ª parcial da categoria Mirim, Maria com Flor de Mayo e Rafael com Rosendo garantiram pista limpa e largaram à frente da competição. João com Barcelona e Emyr com HJ Pratica cometeram apenas derrube.
Já na 2ª prova e 1ª passagem da final por equipes, os jovens talentos brasileiros não tiveram o mesmo desempenho. “Os meninos entraram um pouco nervosos. Terminamos a 1ª passagem com 25 pontos perdidos: Emyr, 4, João 8, Maria Victória 13 e Rafael Moderno,17, e viramos em 5º lugar entre 7 equipes. Na 2ª passagem, já com os nervos no lugar fomos a melhor equipe. Terminamos com 1 ponto perdido, Emyr e Maria Victória zeraram, Rafael Moderno fechou com 1ponto e João com 4 pontos”, conta Nelton. “Mas o estrago da primeira “matou” as nossas chances de medalha. Terminamos em quarto lugar, a dois pontos do bronze. Porém todos se classificaram para a Final A de domingo”, complementa o dirigente.
Finalmente, na grande Final Children, Emyr com HJ Practica honrou o Brasil com o 5º posto empatado com outros dois conjuntos. O jovem talento – campeão brasileiro mini mirim 2008 e vice-campeão brasileiro pré-mirim 2009 – fechou o Campeonato com apenas 12 pontos perdidos, sendo 1 falta (4 pontos) da primeira prova, 4 e zero na segunda e na final também com 4 pontos e uma pista limpa. Maria Victoria finalizou com 17 pontos perdidos. em 10º lugar. Rafael e João Victor computaram, respectivamente, 30 e 44 pontos perdidos, conquistando, a exemplo de todos os jovens talentos, importante experiência internacional.
Placar Final Campeonato Americano 2011 – Categoria Mirim
Campeão Juan Fernando Camacho / Baruk – Venezuela – 0 ponto perdido
Vice Victoria Karam / Vanidosa – Equador – 4 pp
3º Clarisa Chumaceiro / Medium Platiere – 8 pp
4º Claudia Silva Herdoiza / Argentina – 8 pp
5ºE Emyr Costa Neto / H J Practica – Brasil – 12 pp
5ºE Gustavo Machado / Norfolk du Findez – Venezuela – 12 pp
5ºE Lucia Rivero / Fracote – Venezuela – 12 pp
Sofia honra o Brasil com vitória na Prova Farewell
Na largada da categoria Pré-junior, Sofia com Tequila fechou com 8 pontos perdidos Já na 2ª parcial, Sofia vinha zerando, mas acabou eliminada, pois seu cavalo se assustou com um muro no final da pista. No dia seguinte, veio a volta por cima. Sofia e Tequila saltaram a prova Farewell – Consolação e foi a único conjunto a garantir duas pistas limpas vencendo a prova entre 9 conjuntos. “Ela merecia estar na final. A eliminação foi uma fatalidade. Mas pelo menos todos nós escutamos o hino nacional pela sua conquista”, destaca Nelton.
Fonte: Carola May com infos Nelton Marcon e fotos: Bel Scheer