Atletas top do Adestramento, incluindo três olímpicos e medalhistas panamericanos, se juntam a amazonas e cavaleiros de todas as categorias em uma mesma pista na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. De 23 a 25/11 estarão em disputa os títulos do Campeonato Brasileiro de Adestramento de 20 diferentes séries. Dos candidatos das categorias de base, como os mini-mirins, aos atletas mais experientes da Sênior Top.
Paralelamente ao Brasileiro também acontece o último Concurso de Dressage Internacional (CDI) da temporada, com provas para adultos (CDI3*), Juniores e Young Riders (CDI JR/YR), além de um Concurso de Adestramento Nacional (CAN).
A disputa promete ser acirrada, em especial entre os candidatos da categoria Sênior, onde estão três olímpicos e panamericanos: Luiza Tavares de Almeida, Rogério Clementino e Leandro Aparecido Silva. Também em pista os três candidatos ao Prêmio Brasil Olímpico 2012, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB): Luiza Almeida, 21 anos, vencedora em 2009, 2010 e 2011, Rogério Clementino, 30, vencedor em 2008, e o estreante João Victor Marcari Oliva, 16, o mais jovem cavaleiro a ser indicado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Os novos talentos das categorias Juniores e Jovens Cavaleiros também chegam com sede de pódio, e entre os candidatos ao título da temporada estão atletas familiarizados com a faixa do Brasileiro como os irmãos Marcari Oliva, Antonio e João Victor, e os Tavares de Almeida, Pedro e Manuel. Juntam-se a eles a amazona Luiza Silveira e Victor Ávilla, revelação em 2012.
As atrações começam sempre as 09h00. Na sexta-feira 23, serão realizadas as provas Prix St. George, Grand Prix, Junior e Young Riders. No sábado os atletas da Junior abrem a competição, na sequencia entram em pista os Young Riders e encerram o desafio do dia os adultos que competem nas provas Intermediária I e Olympic Grand Prix Special. O domingo 25 está reservado ao Freestyle, prova com coreografia livre e música. Juniores e Young Riders abrem a apresentação do bailado equestre e os atletas adultos fecham o evento com as provas Intermediária I e Grand Prix.
O júri internacional que estará atuando é formado por Anne Prain, da França, César Lopardo-Grana, da Argentina, Oscar Coddou Molina, do Chile, e pelo Brasil os Cel. Salim Nigri e Rui César Mello, Cláudia Mesquita, Sabine Bilton, Natacha Waddell e Sandra Smith Oliveira Martins. O diretor do evento é o cavaleiro Alexandre Morais de Oliveira, que compete entre os Seniores.
Entre as novidades do Campeonato Brasileiro está o sorteio, entre os atletas, de duas passagens para Barbados, a paradisíaca ilha caribenha, presente de um dos patrocinadores do evento, a Barbados Tourism Authority em parceria com o Consulado de Barbados em São Paulo, representado pelo Consul Geral Jorge Nerm, pai da campeã brasileira mini-mirim 2011, Julia Nemr.
O Campeonato Brasileiro de Adestramento, Concurso de Dressage Internacional (CDI) e Concurso de Adestramento Nacional (CAN) têm organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Sociedade Hípica Paulista (SHP) com chancela da Federação Equestre Internacional (FEI).
O evento é aberto ao público e a Sociedade Hípica Paulista se localiza na Rua Quintana, 206 com entrada para a pista de Adestramento pela Rua Porto Martins, portão 4, no Brooklin – São Paulo (SP).
Fonte: Rute Araujo