Foram três as provas que definiram os vencedores do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos de Salto 2009, grande foco do 5º Festival do Cavalo Brasileiro de Hipismo, no Clube Hípico de Santo Amaro, entre 2 e 6 de dezembro. Com participação recorde de 308 conjuntos nas quatro séries – 96 cavalos novos de 4 anos, 100 de 5 anos, 82 de 6 anos e 30 de 7 anos – o traçado dos percursos coube ao renomado course-designer internacional Guilherme Nogueira Jorge.
Mostrando todo potencial da geração futuro da criação nacional, 60 conjuntos sem uma única falta ao longo do campeonato habilitaram-se para a Final dos Cavalos Novos 4 anos em que nada menos que 38 mantiveram o desempenho com mais um “percurso limpo” – resultado que garantiu a todos o título de campeão brasileiro.
Já na categoria 5 anos foram 41 os conjuntos sem faltas qualificados para a Final que disputaram mais uma prova com desempate ao cronômetro. Sagrou-se campeão Carpegio JMen, criação do Haras Agromen e filho de Cor de Alme Z em Voltaire, apresentado pelo cavaleiro Lourenço Vieira da Silva. Enquanto o vice-campeonato foi para Danger Itapuã (Palladium JMen em Furioso III) na condução de Luis Carlos da Costa Mata. Lourenço ainda levou um terceiro produto BH ao topo do pódio, desta feita na categoria 6 anos.
Disputa esta, em que ao final do terceiro percurso, dez animais habilitaram-se a um concorrido desempate contra o relógio. Luna Mia Jmen, uma filha de Lord Lennon JMem em Palladium JMen, criação do Haras Agromen e propriedade da Estância Zurita, e Lourenço garantiram o título sem faltas em 31s16. Sagrou-se vice-campeão GR Armani (Emilion em Prins-Orum van Bellet) montado por Artemus Almeida em 33.05, pista limpa.
Finalmente a categoria 7 anos, a vitória coube a Castor Cooper Sanol Dog Protécnica, filho de Caretano Z e Quidam de Revel, apresentado pelo renomado ginete José Roberto Reynoso Fernandez Filho, sem faltas no desempate, em 40s64. Enquanto o vice-campeonato foi para Cavalle Z (Calvaro Z em Alme Crack Z) apresentada por César Almeida, conjunto campeão paulista 2009, que zerou em 40s90.
No encerramento do 5º Festival BH a grande disputa foi o GP BH – aberto a animais de outras raças – e que contou a participação de 59 conjuntos. Disputado na altura, 1.45 m com um desempate, um total 12 conjuntos (melhores 25%) concorreram na segunda e decisiva volta com 58 mil reais em jogo.
Quem levou a melhor foi Yuri Mansur montando seu sela francês QH Ideal, conjunto qualificado para a Final da Copa do Mundo 2010, em um percurso em faltas na excelente marca em 37s57. Sagrou-se vice-campeão Ivanildo Paulino do Nascimento Jr apresentando a BH Louloubet, filha do lendário garanhão BH e líder de estatística Landritter, com pista limpa em 38s49.
Fonte: Carola May e Rute Araújo
Fotos: Tupa Video