Cavaleiros e Amazonas brasileiros vencem por equipe no CSIO Mercosul da Juventude

Na sexta-feira, 17/12, jovens talentos do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Peru nas categorias Mirim, Pré-Junior, Junior e Young Rider concorreram na 2ª parcial do CSIO Mercosul da Juventude, no bem-estruturado Haras MD, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Como de costume, a 2ª parcial disputada em dois percursos distintos definiu também o placar final da disputa por equipes das categorias Mirim e Pré-junior. Já na série Junior e Young Riders não houve pódio por equipes, uma vez que o quorum de participação não foi suficiente, em parte devido problemas sanitários que impediram a vinda de cavalos da Argentina. Para o Brasil, o resultado não poderia ser melhor. Nas categorias Mirim e Pré-junior, os jovens talentos brasileiros arremataram as medalhas de ouro de prata.

Formaram o time de ouro mirim: os paulistas Giulia dal Canton Scampini com Angel RCLI, Fernando Chiarotto Penteado com Império HV, gaúcha Marina Dal Agnol com MD Reflex, a baiana Christine Matos Ferreria Albani com Corina MD Comercial Ramos Faz Atleta totalizando apenas 1 ponto perdido (pp).

A medalha de prata foi para Sarah Rocha Vasconcellos com El Cid, Gustavo Marafone Lopes de Lima, com JCR Rodelta, Emyr Diniz Costa com Enadine Tok, todos de São Paulo, ao lado do mineiro Pedro Moura Carvalho com Pratikal JMen com 8 pp.

Totalizando, 11 pp, a Argentina fechou o pódio na 3ª colocação e o Paraguai terminou em 4º, 13 pp.

Já na liderança parcial pelo título individual, Emyr com sua Enadine Tok e Fernando com Império HV encontram-se empatados na primeira colocação sem uma falta ao longo do campeonato. Equanto Cristiane com Corina MD Comercial Ramos Faz Atleta vem em 3º com apenas 1 pp.

Pré-juniores
Ouro para os paranaenses Celso Dantas Neto com Libra TW eDaniela Miro com Caresse; e os jovens talentos de São Paulo Fernanda de Araújo Pereira com MC Atletico, Gabriel Figueiredo Silva Cury com Vulcan VDL totalizando 4 pp.

Enquanto a medalha de prata coube a Thiago Aquino de Arruda Martins com The Best Pioneiro,Gustavo Salvestrini da Chuna com Premiere Quality Z, Daniela Aquino de Arruda Marins com Lolita HV, todos filiados a Federação Paulista de Hipismo, e a catarinense Sofia Monteiro da Silva Scheer com Fundesporte Levin Z, fechando com 8 pp. 

O 3º posto coube aos jovens talentos do Paraguai totalizando 12 pp.

Na corrida pelo título individual o paulista Thiago com seu The Best Pioneiro divide a liderança com o paraguaio Fabrizio Caffarena com Caredico, ambos sem faltas ao longo do campeonato. Em 3º lugar vem o argentino Facundo Bertoldi com Uscvarn.

Juniores
Após as duas primeiras parciais na corrida pelo título individual, Marcelo Chirico com seu CRM Utak, campeão olímpico da Juventude 2010, confirma o favoritismo liderando sem faltas. Em 2º luger, pelas cores do Brasil, vem o paranaense Thalison Dieigo Soares.

Young Riders 
Também favorito, o mineiro campeão brasileiro da categoria Lucas Costa Araújo montando Sidney VDL Pádua Pré-moldados lidera com 4,16 pp. Enquanto a vice-liderança está nas mãos do gaúcho Irineu Gehlen Filho com Poliedro JMen, 7,75, seguido de perto pelo paulista Thiago Claro Figueira de Melo da Vinha com Art Quinalt Van, 8 pp.

Nesse domingo, 19, serão conhecidos os campeões individuais do 1º CSIO Mercosul da Juventude. Durante o evento também não falta entretenimento da melhor qualidade. O espetáculo “Tropel de Sonhos” produzido especialmente pela Cia da Cidade, de Passo Fundo, com direção de Pieterson Duderstaldt, abriu o evento na quarta-feira, 15/12. Na nesse domingo, o encerramento da disputa terá direito a um show com a banda NX Zero.

Dobradinha brasileira na categoria Mirim (foto: hipismobr)
Ouro e prata para o Brasil na categoria Pré-junior (foto: hipismobr)

Fonte: Carola May com resultados oficiais; fotos: hipismobr / Azambuja