A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) anunciou neste domingo, 8/7, a equipe verde e amarela de Saltos que irá defender o país nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Os conjuntos Álvaro Affonso de Miranda Neto / AD Rahmannshof’s Bogeno, Carlos Eduardo Motta Ribas / Wilexo, José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Maestro St. Lois, Luiz Francisco de Azevedo / Special e Rodrigo Pessoa HH Rebozo largam em busca da quarta medalha olímpica para o Hipismo brasileiro.
O processo de observação para a formação da equipe foi encerrado neste final de semana pela Comissão selecionadora da CBH formada pelo Luiz Roberto Giugni, presidente, Caio Carvalho, diretor de Salto da CBH, Jean-Maurice Bonneau, consultor técnico, e Antônio Alegria, diretor técnico e Luiz Rocco, secretário. Os quatro conjuntos titulares e o reserva serão definidos pelo técnico da equipe, o cavaleiro Rodrigo Pessoa. A fase final de treinamentos da equipe brasileira de saltos será na Holanda, no Manege do cavaleiro Doda Miranda.
” A partir de hoje, os conjuntos cumprirão uma rotina de preparação que incluirá treinos específicos, acompanhamento veterinário, além de reuniões estimulando a convivência do grupo. Depois de muitas etapas de observaçao, chegamos com a melhor equipe possível para os Jogos”, disse o Presidente da CBH Luiz Roberto Giugni. ” Lamentamos informar que o conjunto formado por Karina Johannpeter e Uraquay, que vinha de ótima performance no GP da Europa em Aachen, desfalca a equipe nacional, em consequência de uma cirurgia de cólica a que foi submetido seu cavalo”, completou Luiz Roberto.
O Hipismo Brasileiro possui quatro medalhas olímpicas, a primeira delas conquistada em Atlanta 1996 quando a equipe formada for Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto, Luiz Felipe de Azevedo e André Johannpeter garantiu a terceira colocação. Feito que foi repetido quatro anos depois, em Sydney 2000 com os mesmos cavaleiros voltando a subir ao pódio olímpico, conquistando o bronze para o Brasil. Em Atenas 2004, Rodrigo Pessoa e Baloubet du Rouet levaram o ouro olímpico no individual.
Rodrigo Pessoa vai para sua sexta Olimpíada. Doda Miranda disputará os Jogos Olímpicos pela quarta vez, enquanto Luiz Francisco de Azevedo, José Roberto Reynoso e Carlos Eduardo Ribbas farão a estreia na competição.
Fonte: CBH