A competição internacional, disputada consecutivamente por 26 anos, era uma das provas mais importantes do hipismo brasileiro, principalmente por valer como etapa da classificatória sul-americana para a Copa do Mundo de Saltos.
O peso do evento é tão grande que os principais cavaleiros do país em atividade chegaram ontem a BH. Entre eles o brasiliense César Almeida, integrante da equipe brasileira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio’2007, junto com Rodrigo Pessoa, Bernardo Rezende Alves e Pedro Veniss, todos vivendo e competindo na Europa.
E para sediar o evento, que será realizado em pista de areia, o Cepel foi inteiramente reformado. “O pensamento é mostrar que é possível fazer um Grande Prêmio nos mesmos moldes do Cidade de Belo Horizonte, mas na areia”, diz Pedro Paulo Lacerda, integrante da equipe brasileira no Pan de São Domingos’2003 (foi bronze, com César Almeida), que organiza a etapa.
Outros nomes de vulto na pista são José Roberto Reynoso, primeiro colocado no ranking brasileiro, José Cabral Neto, que acaba de conquistar o título brasileiro especial de seniores, Bartolomeu Bueno Miranda Neto, André Miranda e Fábio Leivas.