Leia aqui a declaração da amazona alemã sobre sua suspensão por doping:
“Fui informadada ontem pela Federação Equestre Alemã (FN) que durante o controle anti-doping no dia 30 de Maio no CDI de Wiesbaden, foram encontrados vestígios da substância Fluphenazina numa amostra do meu cavalo “Whisper”.
Sinto então a necessidade de informar ao público pessoalmente acerca desta questão, em complemento ao press release da Federação Alemã de hoje (25.06.09).
“Whisper” sofre de uma disfunção chamada “Shivering Syndrome” (Síndrome de tremores) que afeta o sistema nervoso central e causa desequilíbrios caso o cavalo tenha que ficar sobre três membros por um período mais longo, por exemplo quando está sendo limpo ou ferrado. Por se sentir inseguro, o cavalo começa a tremer e a dar saltos descontrolados devido ao medo de perder o equilíbrio. Esta doença não é dolorosa e não afeta a capacidade competitiva do cavalo, mas acarreta um risco para as pessoa que trabalham com o ele (ferrador, tratador e cavaleiro).
Por isso perguntei ao meu veterinário Dr. Hans Stihl (SUI) se e como poderia ser tratada esta síndrome. O Dr. Stihl explicou-me que até agora não existe uma cura para esta doença, mas que vários cavalos ao seu cuidado mostraram reações favoráveis a um medicamento conhecido como Modecate. Este medicamento contém Fluphenazina como substância ativa.
Whisper foi tratado com este medicamento,uma vez, no dia 16 de Maio de 2009, para testar como ele responderia ao medicamento. Assim foi feito, as tremuras reduziram, e havia menos movimentos incontroláveis quando levantávamos uma das suas pernas.
Ao ser indagado quanto tempo durava o medicamento, o Dr Stihl disse-me que de acordo com a sua experiência, seis dias seriam suficientes para o desaparecimento dos vestígios (no caso de antidoping), mas ninguém poderia estar completamente seguro. Por isso, como cautela, decidimos deixar que “Whisper” competisse somente no dia 30 de Maio de 2009 em Wiesbaden. Tomei esta decisão com base nos meus conhecimentos. Apesar disto, o laboratório de análises da FEI, encontrou vestígios da substância referida acima. Uma razão poderá ser que o laboratório esteja utilizando novos métodos de análise.
A FEI suspendeu-me imediatamente como mandam as regras neste caso. O fato de que somente foram encontrados vestígios ineficazes do medicamento, não importa perante estas regras. Lamento profundamente este incidente, mas eu estou convencida de ter agido corretamente.
Gostaria de ver estas regras revistas o mais depressa possível, de maneira que permita o tratamento razoável de cavalos de desporto sem o risco de ser suspenso. O tempo do desaparecimento do medicamento do organismo muda a cada novo método de análise e torna-se literalmente”incalculável”.
Estou ciente de ter dado razões para que duvidassem da minha honestidade. Portanto peço aqui desculpa a todos que me apoiam e ao desporto equestre.”
O que vocês acham? Se realmente a aplicação do medicamento foi a tanto tempo, provavelmente na contra prova do exame poderão identificar uma pequena dosagem. Vamos ver o que a FEI irá decidir.