Depois do Rio de Janeiro sediar a sétima etapa do Global Champions Tour, durante o Athina Onassis Internacional Horse Show, no início do mês, a cidade de Valkenswaard, na Holanda, se prepara para ser a capital do hipismo de sexta a domingo (de 21 a 23/08). Os cavaleiros Rodrigo Pessoa e Doda Miranda querem confirmar a vaga na finalíssima do maior circuito hípico do mundo, na pista da penúltima etapa do concurso, no Stal Tops, Centro Equestre de propriedade do idealizador do GCT, o cavaleiro olímpico holandês Jan Tops.
Além dos medalhistas olímpicos, o Brasil também será representado pelos ginetes Bernardo Alves e Luiz Felipe de Azevedo Filho. Ao todo, Valkenswaard receberá 50 cavaleiros de 16 nacionalidades e distribuirá € 367.000,00, em prêmios.
O GCT vai chegando à reta final. A finalíssima em Doha (Catar) contará com a presença dos 25 competidores mais bem colocados do ranking do concurso, após as oito etapas. Três brasileiros estão entre os TOP 25 deste ranking. Bernardo Alves é o ginete nacional melhor colocado, na sexta posição, com 39 pontos. Depois, na 9ª colocação aparece Rodrigo Pessoa, 37 pontos, Doda Miranda vem em seguida, em 14º, com 32. A liderança está com o belga Patrick McEntee, 61 pontos, seguido pela australiana Edwina Alexander, 45.
Idealizado há quatro anos por Jan Tops, o GCT é disputado em três continentes e nove cidades pelos melhores cavaleiros e amazonas do planeta. Com a premiação em cerca de € 5.000.000,00 faz do GCT a Fórmula 1 do hipismo.