O Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, cuja esposa, Princesa Haya da Jordânia, é a Presidente da Federação Equestre Internacional (FEI), foi suspenso das provas deenduro por seis meses, devido ao doping.
A suspensão do governante do Dubai, com efeitos a partir de 3 de Abril, foi devida a seu cavalo Tahhan ter testado positivo em dois eventos de duas estrelas a um medicamento para a hipertensão e ao esteróide stanzolol.
O Sheikh foi também obrigado a pagar 4500 francos suíços de multa e custas legais.
Seu treinador, Abdullah bin Huzaim, que admitiu ter administrado ao cavalo os medicamentos antes das provas no deserto do Baharain e Dubai, foi suspenso por um ano e multado.
De acordo com as regras da FEI, o cavaleiro é responsável por qualquer medicamento que seja detectado, apesar de que o pessoal de apoio também pode ser considerado responsável se as circunstâncias assim o ditarem.
A princesa Haya retirou-se e deixou que o segundo vice-presidente da FEI, Chris Hodson, tomasse conta da ocorrência. A presidente da FEI tem sido uma forte defensora contar o uso de doping nos cavalos.
Fonte: Hipismo BH