Entre 20 e 22/4, o Concurso de Adestramento Nacional e Internacional movimentou o Clube Hípico de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. Dessa feita, o destaque rolou por conta de amazonas e cavaleiros que largaram no primeiro de dois Concursos de Dressage Internacional Young Riders e Juniores (CDI3*/Y/J) com vistas à formação dos times de Juniores e Jovens Cavaleiros (Young Riders) que representarão o Brasil no FEI North American Young Riders Dressage 2012, que acontece em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos, entre 18 e 22 de julho.
É a primeira vez que o País será representado por uma equipe em competição internacional para esta categoria de idade. “A equipe será formada por seis atletas, quatro deles na categoria Young Riders e dois nos Juniores”, observa Luis Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), organizadora e promotora da disputa.“O objetivo é aumentar ainda mais esta base de competidores, municiá-los com formação técnica a partir de clínicas e avaliações de jurados internacionais já tendo em vista a formação de times para disputas internacionais inclusive nas Olimpíadas do Rio em 2016”, diz Giugni.
Formaram o grupo de juizes: o juiz olímpico Axel Steiner, dos EUA, a juiza peruana Marian Cunningham, o chileno Max Piraino Lyon e os brasileiros Salim Nigri, Claudia Moreira de Mesquita e Sabine Bilton. “Vi alguns cavalos bem interessantes. De modo geral, gostaria de ressaltar que ainda há necessidade de caprichar mais nas reprises do Freestyle, tanto a nível técnico como na elaboração das coreografias”, observou Axel Steiner.
Fonte: Carola May com colaboração Rute Araújo; fotos: Brasil Hipismo – C. May