Palco de históricas disputas do hipismo nacional e internacional, a pista de grama do Clube Hípico de Santo Amaro (SP) reuniu na tarde desse domingo, 27, grandes feras do hipismo nacional do primeiro GP do ano, a 1.45 metro, em duas voltas. Nem mesmo a tarde cinzenta e a forte pancada de chuva na 2ª volta afungentou o público e concorrentes que garantiram um memorável espetáculo.
Ao todo 50 conjuntos (cavalo/cavaleiro) largaram na 1ª volta em que nada menos que 19 habilitaram-se ao 2º e decisivo percurso – ultrapassando 25% – uma vez que todos garantiram pista limpa. Pela regra, os concorrentes com o melhor tempo têm a vantagem de entrar ao final já cientes do resultado dos adversários.
Mas para agilizar o desempate mediante a chuva de verão que assolou a tarde em São Paulo, o jovem talento mineiro Lucas Costa Araújo com seu Lavito, que seria o antepenúltimo a adentrar a pista, adiantou sua entrada, garantiu pista limpa em 44s85 e colocou toda a pressão na concorrência.
Demais candidatos ao título de campeão do GP do 23º Torneio de Verão do Clube Hípico bem que tentaram, mas ninguém bateu o espetacular resultado de Lucas, de apenas 20 anos. Quem chegou mais perto foi o próprio cavaleiro , também conhecido por “Cabeça”, levando sua segunda montaria Sidney VDL ao vice-campeonato com mais um impecável percurso sem faltas em 45s49. Assim a exemplo da semana passada na 1ª Etapa do Torneio, em que Lourenço Vieira da Silva, o Loro, garantiu dobradinha, desta feita, Lucas dominou o páreo de feras.
Quebrando a hegemonia dos jovens talentos no placar final, o 3º posto foi do medalhista panamericano Vitor Teixeira montando Yuri Climber Itapuã, com duplo zero falta, em 45s65. Na 4ª colocação aparece novamente cavaleiro da nova geração do hipismo brasileiro, o santamarense Mario Francisco Cia Junior com seu espetacular Willem, pista limpa, 52s41.
Já o 5º posto coube ao mais um jovem talento Rafael Ribeiro, vice-campeão do mini-GP em 26/2, que montando Rhea Climber que registrou o melhor tempo na primeira e também segunda volta, 41s05, mas cometeu um derrube. Completou o placar na 6ª colocação, o sempre competitivo, Fabio Sarti com Cui, uma falta, 43s33.
Fonte: FPH