O hipismo brasileiro está classificado para a competição de saltos da próxima Olimpíada. A equipe formada por Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, Doda Miranda e Pedro Veniss conquistou a quarta colocação nos Jogos Mundiais Equestres, nesta quarta-feira, em Lexington, nos Estados Unidos, e garantiu uma vaga em Londres-2012.
Os brasileiros terminaram a disputa por equipes com um total de 26,49 pontos – apenas uma falta a mais que o time belga, que terminou com a medalha de bronze com 24,70 pontos. A campeã do evento foi a equipe alemã, que registrou apenas 17,80 pontos. E a segunda colocação ficou com a equipe da França.
Com o resultado desta quarta-feira, o hipismo brasileiro se torna a primeira modalidade do país a garantir uma vaga para a Olimpíada de Londres-2012. A classificação obtida por antecipação ainda dá maior tranquilidade aos atletas, que entram sem pressão para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no próximo ano.
Os Jogos Mundiais Equestres classificaram automaticamente para a Olimpíada de Londres os cinco primeiros colocados da competição por equipes. Além de Brasil, Alemanha e Bélgica, garantiram vaga França e Canadá. Rodrigo Pessoa abriu a participação brasileira em Lexington sem cometer nenhuma falta. Pedro Veniss somou quatro pontos, seguido de Doda Miranda com uma penalidade. Fechando a passagem, Bernardo Alves fez cinco pontos.
Satisfeito com o desempenho dos atletas, o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Luiz Roberto Giugni, evitou fazer previsões sobre a equipe que representará o Brasil em Londres. O dirigente acredita que é preciso acompanhar a evolução dos conjuntos até a competição, mas elogiou a qualidade dos atletas do país.
Tricampeão da Copa do Mundo, Rodrigo Pessoa segue na briga por medalhas no individual geral. O brasileiro não cometeu nenhuma penalidade em três dias de prova.
Rodrigo, líder, e Doda, 12º, irão disputar a semi-final com os 30 melhores cavaleiros na próxima sexta-feira (08/09), às 18h30 (horário de Brasília). No sábado, os top 4, decidem o título em 1 prova de Rodízio – troca de cavalos.
Fonte: UOL Esportes