O Adestramento brasileiro encerrou a participação nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com um resultado histórico. Pela primeira vez, o Brasil classificou dois cavaleiros para a final do individual e ainda teve índice superor a 70%.
Mauro Pereira Junior com Tulum Comando obtiveram 74.275 de aproveitamento na prova de ontem, e encerraram a participação na nona colocação com 72.493, no somatório final. Rogério Clementino no dorso de Sargento do TOP também se classificou para a grande final, entre os 15 melhores das Américas.
O cavaleiro de Mato Grosso do Sul terminou seu segundo Pan-Americano na 12ª colocação, com índice final de 69.762%. Ouro, prata e bronze ficaram com os Estados Unidos ( Stefen Peters, Heather Blitz e Marisa Festersling).
Em 2007, apesar da conquista da medalha de bronze por equipes, o Brasil não conseguiu classificar atletas para a final. Encerradas as provas de adestramento, o Hipismo brasileiro volta as atenções para o Concurso Completo de Equitação e o Saltos.
O CCE estreia amanhã (21/10) com Marcio Carvalho, Ruy Leme da Fonseca, Marcelo Tosi, Jesper Martendal e Serguei Fofanoff. A disputa por medalhas no individual e por equipes acontece domingo (23/10). Se ficar entre os três primeiros colocados por equipe, o CCE brasileiro estará classificado para Londres 2012.
Já a Equipe Brasileira de Saltos aterrisa no México no sábado. Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, Bernardo Alves, Karina Johannpeter e César Almeida (reserva) vão em busca da sexta medalha de ouro do Brasil nesta modalidade em Jogos Pan-Americanos.
Mesmo já classificada para os Jogos Olímpicos, a equipe de saltos chega no México com força máxima. Os cavaleiros treinaram juntos nas últimas semanas no Centro Hípico do medalhista olímpico Doda Miranda, em Valkenswaard, na Holanda. Foram dias intensos de treinamento com percursos armados pelo belga Luc Musette, renomado desenhador internacional ( o mesmo que desenhou as provas do Oi Athina Onassis Horse Show deste ano).
O Hipismo brasileiro já conquistou 19 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo seis ouros, quatro pratas e nove bronzes.
Fonte: Mkt Mix Rio