Jogos Olímpicos: curiosidades no hipismo

Um dos temas que me pediram para fazer um post foi sobre o hipismo nos Jogos Olímpicos.

Como estamos cada vez mais perto do Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, achei que o tema muito bom. No post de hoje vou falar de algumas curiosidades do nosso esporte nos Jogos.

1 – Hipismo é o único esporte em que homens e mulheres competem juntos na disputa por medalhas nos Jogos Olímpicos. Com provas mistas, em condições de igualdade.

2 – Nos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956, aconteceu um fato inusitado, que jamais se repetiu em toda a história dos Jogos. Naquele ano, o governo australiano, temendo a contaminação de seus animais, impôs que todos os cavalos e éguas que competissem nas Olimpíadas fossem submetidos a uma quarentena longe de seus tratadores. O Comitê Olímpico Internacional (COI), então, decidiu que as provas das Olimpíadas de 1956 de hipismo não seriam disputadas em Melbourne. Assim, as competições da modalidade ocorreram em Estocolmo, na Suécia.

3 – O hipismo registra dois dos atletas mais velhos de todos os tempos na disputa dos Jogos Olímpicos. Em 1936, durante as Olimpíadas de Berlim, o austríaco Arthur Von Pongracz tinha 72 anos e 59 dias quando participou das provas. Entre as mulheres, a amazona britânica Lorna Johnstone é, disparada, a mais velha a ter disputado uma Olimpíada. Ela tinha 70 anos e seis dias quando competiu em Munique, em 1972.

4 – A amazona Luiza Almeida, da modalidade adestramento, é a atleta mais jovem a disputar uma Olimpíada no hipismo. A façanha foi conquistada nos Jogos de Pequim, em 2008, quando a musa tinha apenas 16 anos. Esse fato a colocou no  livro mundial dos recordes.

jogos

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.