Kinesio Taping para cavalos

Você já viu atletas usando uma fita adesiva durante as competições? Corredores costumam usar essas fitas para dar suporte a musculatura e diminuir dores musculares. Pois essa novidade também vem sendo usada em cavalos e se chama Kinesio Tape.

Os princípios científicos por trás das funções e aplicações da Kinesio Tape são semelhantes para humanos e equinos, mas algumas questões específicas da espécie devem ser levadas em consideração, como: a biomecânica do animal, as diferentes raças e suas diferenças anatômicas, a aplicação direta sob os pelos durante as competições e também o profissional adequado para sua aplicação.

A Kinesio Tape, é uma técnica criada no Japão pelo Dr. Kenzo Kase, quiroprata humano, na década de 80 e introduzida em 1990 nos Estados Unidos da América. Esta técnica utiliza a aplicação de fitas coloridas autoadesivas, composta por algodão e poliuretano e sem adição de medicação em sua composição. Seus efeitos sobre a estrutura aplicada são: o auxílio da função muscular, diminuição da dor, aumento do fluxo sanguíneo e linfático, adjuvante na correção de desvios angulares e também previne a fadiga muscular e de lesões tendíneas.

Nos equinos, essa terapia possui uma enorme variedade de aplicações. Pode ser realizado em conjunto com outras técnicas.

A fita pode ser uma terapia prática e teoricamente de comercialização acessível, porém é necessário termos alguns cuidados em relação às contraindicações. A principal contraindicação é a utilização em situações de fraturas e luxações instáveis, deve-se aplicar a fita somente após a cicatrização da estrutura afetada, sendo possível a utilização para controle da dor.

tape1

tape2