Já ouviu falar sobre transtorno de personalidade? Talvez você até conheça alguém que sofre com isso.
Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que os traços emocionais e comportamentais de um indivíduo são muito inflexíveis e mal ajustados. Esses distúrbios comprometem seriamente a qualidade de vida das pessoas, que sentem enorme dificuldade em adaptar-se a determinadas situações e que, por isso, causam sofrimento e incômodo a eles próprios e aos que estão por perto. São Indivíduos desconfiados, que se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas. Podem ser instáveis em suas emoções e muito impulsivos, com esforços incríveis para evitar abandono. Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas. Se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Sempre em busca de atenção.
Segundo alguns artigos científicos que li, o tratamento para esses transtornos é difícil e demorado. Andei pensando a respeito e acho que talvez o contato com os cavalos podem ajudar as pessoas que sofrem com esses sintomas. Pois além do cavalo não cair na manipulação do paciente, é um animal que tem sua personalidade bem definida, com características visíveis já nos primeiros momentos de vida, e ficarão presentes durante toda a vida do animal.
Claro que o tratamento deve ser feito por com Psicoterapia e Psicanálise. Eu não sou médica e nem posso dar conselhos sobre o assunto, mas conhecendo um pouco da personalidade dos equinos acho que se algum terapeuta indicar equitação para seus pacientes pode ter algum resultado. Já soube de médicos receitando o hipismo para pessoas ansiosas e estressadas, com bons resultados. Afinal nossos queridos equinos são o máximo não é mesmo?
Usar a personalidade do cavalo em nosso favor é uma atitude inteligente, que traz benefícios para todos os envolvidos.
Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.