Plágio nos perfis equestres nas redes sociais

A algum tempo atrás passei por algo bem chato. Alguns dos meus posts foram copiado em um site também voltado para o público equestre. Esse site nem existe mais, o que já era de se esperar. Veja aqui o post que conta o ocorrido.

Agora depois de mais de um ano, venho sentindo o mesmo sentimento de desrespeito. Alguns textos e imagens do Hipismo&Co veem sendo compartilhados nas redes sociais como se fossem de outros autores. A internet traz um ambiente fácil para os plagiadores pois com muita simplicidade é possível copiar e colar textos e imagens.

atestado_burricePara esses preguiçosos de plantão que preferem copiar do que criar, vale lembrar que plágio significa apropriar-se indevidamente de uma obra, seja por meio de cópia, imitação, assinatura ou por apresentá-la como se fosse de sua autoria. O artigo 33 da Lei de Direitos Autorais determina que “ninguém pode reproduzir obra que não pertença ao domínio público, a pretexto de anotá-la, comentá-la ou melhorá-la, sem permissão do autor”. A violação dos direitos autorais por meio de plágio é crime de acordo com o Código Penal brasileiro.

Entendo que se o Hipismo&Co está sendo copiado é porque é bom e agrada ao público. Mas me sinto muito injustiçada ao ver que algumas pessoas pegam o conteúdo que crio com cuidado e carinho, compartilham como se fossem deles e não se dão ao trabalho nem de citar o blog e  muito menos de colocar créditos.

Eu acho muito legal ver textos meus compartilhados, desde que tenham os devidos créditos, como o nome e endereço do blog ou pelo menos o meu nome como autora.

Aproveito esse post para informar que os artigos do Hipismo&Co podem ser copiados, desde que seja citada a autoria da obra original. O blog tem a restrição do Creative Commons. Se você quer publicar meus posts, basta colocar o crédito junto ao artigo: Hipismo&Co e linkar para o endereço do blog http://www.hipismoeco.com.br.