Animais devem ter entre 3 e 7 anos e vão trabalhar 8 horas por dia. Batalhão da Polícia Montada da capital possui 249 policiais.
A Polícia montada do Distrito Federal vai reforçar o efetivo de cavalos do Batalhão para patrulhamento durante a Copa do Mundo. Serão adquiridos 100 cavalos por um custo de até R$ 3,08 milhões.
O prazo final para entrega de propostas terminou no início da tarde desta segunda (19). De acordo com o edital, os animais devem ser da raça “brasileiro de hipismo”, que possui porte elevado e é considerada ideal para o choque montado, segundo a PM.
A corporação informa que os cavalos são comprados com idades entre 3 e 7 anos e permanecem em serviço até 20 a 27 anos, trabalhando oito horas por dia. Depois deste período, os animais são doados para equoterapia e estudos em unidades públicas de ensino, como determina a lei.
A compra de novos equinos acontece porque o batalhão possui muitos animais acima dos 25 anos. Segundo a PM, o efetivo da guarnição é composto por cavalos acima dos 15 anos.
Além de ter porte avantajado, o “brasileiro de hipismo” é ideal para o choque montado porque é dócil, domesticado, não apresenta problema de desvio de personalidade e é fácil de ser treinado, informa a PM.
Os animais ficam alojados em baias e capineiras próprias e recebem alimentação controlada por veterinários da Polícia Militar. Segundo a corporação, o batalhão possui hoje 249 policiais.
Fonte: G1