A ilha de Chincoteague localizada no estado norte-americano de Virginia, no Condado de Accomack é conhecida pelos pôneis selvagens. Próximo de lá existe uma outra ilha, que se chama Assateague onde os pequenos equinos vivem. Todo ano, cerca de 150 cavalos são lançados na água para nadarem até Chincoteague onde são leiloados em um evento beneficente.
2013 foi o 88° ano do “Chincoteague Pony Swim“, que já foi documentado no romance “Misty of Chincoteague”de Marguerite Henry de 1947. A travessia desse ano aconteceu no dia 24 de julho, em uma manhã de tempestade, os pôneis entraram na água fria às 11h17 da manhã e levaram 5 minutos e 20 segundos para cruzar o canal.
O leilão ocorre no dia seguinte à chegada dos animais. Eles são leiloados para levantar fundos para os bombeiros e também para controlar a população de pôneis. No terceiro dia do evento, os pôneis adultos e potros que não são vendidos – juntamente com aqueles que tiveram sua liberdade comprada – são devolvidos à ilha de Assateague, com outro mergulho.
Me parece que os animais passam por muito estresse e correm alguns riscos nessa travessia. Os organizadores colocam veterinários em barcos para acompanhar os pôneis, mas ainda assim eles se machucam e já aconteceu de alguns morrerem durante o nado.
O que vocês acham dessa tradição?