Os italianos comem carne de cavalo, eles são os maior consumidores de carne de cavalo na Europa. Para atender a demanda, mais de 200.000 cavalos são abatidos na Itália a cada ano com uma alta porcentagem sendo importado principalmente da Polônia, Romênia e França.
Os políticos estão considerando a proibição do abate de cavalos para o consumo humano. O Ministério da Saúde italiano e um membro do partido da coligação esquerda-direita, apresentou o projeto de lei, argumentando que a “dignidade dos cavalos devem ser respeitada”. O movimento já está na comissão do Parlamento italiano. Também apoia a proibição o ministro da agricultura da Itália, Luca Zaia, que diz que os cavalos não devem ser consumidos. A proposta foi bem recebida pela federação italiana de esportes hípicos e instituições de caridade contra crueldade aos animais.
Essa proposta têm causado alvoroço em comunidades onde o cavalo é muito popular que dizem que comer carne de cavalo é parte de sua cultura e direito. Também existem preocupações pois ainda há uma grande procura de carne de cavalo, e pode levar ao comércio ilegal, resultando em um mercado negro.
Fonte: Equine Rescue France