Leiam esse texto do reitor da Universidade do Cavalo, Aluisio Marins, e reflitam,
“Seu cavalo sabe o tamanho do haras em que vive? Sabe que raça ele é? A mais nobre, a mais antiga, a mais versátil? Um BH olha para um Crioulo e o chama de baixinho? Seu cavalo sabe quanto ele custa por mês? Seu cavalo sabe o que você disse quando fala dele? Sabe da sua importância dentro da associação, em torno de seus amigos? Seu cavalo sabe se você foi ou não até a exposição para vê-lo, ou somente “o mandou para ajudar a associação”…?
Que diferença faz isso a ele? Seu cavalo sabe a cor de sua própria pelagem? Isto importa a ele? O que seu cavalo sabe? Será que ele olha para o picadeiro coberto com os mesmos olhos que seus donos? Seu cavalo não sabe nada disso. Sabe que tem que comer capim, dormir, se relacionar com outros cavalos, sentir-se seguro. Seu cavalo, assim como o meu cavalo, não sabe nada das vaidades e desejos humanos. São cavalos, e não humanos! Para ele, tanto faz se você vai, foi ou não vê-lo na prova ou exposição.
Nem sequer sentem o mesmo que você sente por ele… Incrível, não? Cruel este desdenho da parte dele para com alguém que “se dedica tanto…” para que ele tenha uma vida digna. Vida digna? O que é isso para os cavalos? Seu cavalo nada sabe sobre marca de sela, ração, do culote ou do chapéu que usamos. Sabe, sim, se tudo está confortável ou não, funcionando ou não, mas sempre pelo ponto de vista dele, cavalo, e nunca sobre o seu ou o meu ponto de vista. Seu cavalo acordou hoje de manhã para viver somente mais um dia. Sequer sabe o que vai acontecer com ele daqui a 1 minuto, mas guarda o que aconteceu há 1 minuto atrás…
Diferentemente de nós, seu cavalo não sofre de ansiedade ou arrependimento. Somente vive o agora e guarda o ocorrido. Seu cavalo sabe o que não sabemos – que o tempo, o dinheiro, as vontades e desejos, estruturas e tamanhos são somente coisas do ser humano, que não fazem a menor diferença para ele…”
Aluisio Marins é reitor da Universidade do Cavalo, o primeiro centro da América Latina especializado na formação, desenvolvimento e informação para a eqüinocultura.