Polêmica da semana: Sim ou não para os rodeios?
Semana passada 6 cavalos morreram em um rodeio ao escaparem do local do evento e irem para a rodovia. Isso aconteceu na Festa de Peão de Hortolândia no interior de São Paulo. (Veja aqui a matéria do Globo para entender melhor)
Depois desse acontecimento várias campanhas contra os rodeios apareceram nas redes sociais. A atriz e apresentadora Luisa Mell lançou uma campanha contra vaquejadas e rodeios, dizendo que os animais sofrem maus tratos. Os adeptos das duas modalidades e também de outras que competem nesses eventos vieram em contra partida defendendo os Rodeios.
Antes de mais nada preciso dizer que pouco sei sobre rodeios ou vaquejadas, mas o que entendo é que o acidente que desencadeou essa polêmica na rede não tem relação com o esporte e sim com a organização e estrutura do evento que permitiram que os animais escapassem ao se assustarem com fogos de artifícios. Acho que alguns dos organizadores estão mais preocupados com a festa e shows do que com as competições esportivas que deveriam ser o principal motivo para tal evento acontecer.
Em eventos de rodeio acontecem competições de outras modalidades como Três Tambores, Laço, Team Penning e outras. Os animais que morreram no incidente de Hortolândia era das provas de Três Tambores e não sofriam maus tratos pelo que me parece. Claro que podem existir pessoas em todas as modalidades que não se preocupam com o bem estar dos cavalos, mas será que proibir o evento evitaria que os animais sofram maus tratos?
O que você acha? Qual sua opinião sobre rodeios? Deixe um comentário.