No inverno costumamos tosar os cavalos, não só para os nossos animais ficarem mais bonitos, mas também para evitar doenças de pele.
Os cavalos ficam peludos quando a temperatura cai, isso acontece porque a natureza é sábia e cobre nossos bichos para não passarem frio nas noites geladas de inverno. Porém um cavalo atleta sua durante o treino e no frio demora muito a secar e assim pode ficar com micose e ficar gelado enquanto não secam. A solução para isso é tosa-lo e usar capas de frio para aquece-lo.
Existem vários modelos de tosa para equinos. Veja abaixo algumas sugeridas pelo site Masterclip.
Barriga e pescoço
Essa tosa é ideal para cavalos que treinam leve, suam pouco e ficam em lugares abertos durante o inverno.
Linha baixa
Essa tosa também é para cavalos que trabalham leve. Mas ajuda que o cavalo não sue tanto ao se exercitar. As pernas não são tosadas para manter o cavalo aquecido quando estiver vestindo capa de frio.
Linha alta
Essa tosa é para cavalos que suam mais durante o trabalho. É necessário vestir capa de frio no animal com essa tosa.
Cobertor
Para cavalos que suam mais essa tosa é a ideal. Pois é feita em toda a cabeça, pescoço e barriga, deixando apenas as pernas e uma pequena parte nas costas que parece um cobertor.
Hunter
Para cavalos de competição essa é a tosa preferida. Somente deixa sem tosar a marca da sela e as pernas.
Completa
Essa é a tosa mais comum aqui no Brasil, já que nosso inverno não é tão rigoroso como o da Europa, podemos tosar os animais por completo. Mas não esqueça de que mesmo não tendo neve no nosso pais, tem dias frios e o seu cavalo merece uma capa para ficar quentinho.