Como foi minha transição do salto para o adestramento.
Tenho recebido várias mensagens de leitores me perguntando como fui do salto para o adestramento. Acredito que já devo ter falado alguma coisa sobre esse assunto aqui no blog antes. E já fiz um vídeo falando sobre meu cavalo, onde conto um pouco dessa mudança de modalidade. (veja o vídeo aqui)
Acho que o que as pessoas querem saber, além de porque eu mudei de modalidade, é como o Mufassa (meu cavalo) se adaptou ao adestramento. O que eu tenho para dizer é que essas modalidades do hipismo não são assim tão diferentes, o cavalo que salta e tem um bom trabalho poderá se adaptar bem ao adestramento.
Claro que esse cavalo que foi iniciado para salto, não irá fazer piaffe ou passage tão facilmente, e talvez nunca faça, mas para as provas das categorias mais iniciantes ele poderá se sair muito bem.
O Mufassa faz hoje reprises da categoria Média I e II. Ele aprendeu a fazer os exercícios que tem movimentos laterais; como ceder a perna, espádua a dentro, traver, apoio e até o chato renver. Confesso que quando iniciei o trabalho de adestramento com ele. eu achava que nunca iria sair da prova elementar, que ele ia bater a cabeça a vida toda e as mudanças nunca iriam sair. Hoje sinto muito orgulho em ver ele trabalhando lindamente com um ótimo contato e capaz de fazer uma mudança em linha reta.
Posso dizer que nós aprendemos tudo isso juntos, apenas com algumas clínicas aqui e ali, pois no dia a dia não temos instrutor. Assisto alguns vídeos e leio bastante sobre o adestramento, não sou nenhuma “Expert”, mas fico muito feliz com as pequena conquista e sei que tenho muito a aprender.
Meu conselho para quem quer mudar de modalidade com seu cavalo é; tente, não ache que vocês irão fazer tudo de primeira, pode levar muito tempo, mas o caminho é divertido e recompensador. Talvez você não precise deixar a sua modalidade antiga totalmente de lado. Eu mesma já dei uns saltinhos depois que comecei a me dedicar ao adestramento.
Abaixo algumas imagens em ordem cronológica mostrando a transição entre as modalidades.
Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.
Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.
Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.