Fiquei muito feliz de receber mais uma entrevista para as terças -feiras no Hipismo&Co. Hoje é a vez da amazona Thaynara falar sobre ela e seus cavalos.
Nome:
Thaynara Alves de Lemos
Nome do cavalo:
Little Roy , Vitória e Petróleo For Me
Onde Monta:
Centro Hípico e Equoterapia Chambord – Ce
Modalidade/Altura/Categoria:
Salto / 0,90 cm
Quando você começou no hipismo? Você lembra da primeira vez em uma hípica?
Desde pequena convivo com cavalos, meu pai sempre me incentivou a amá-los. Sempre tive vontade de praticar um esporte equestre e foi então que em 2011 o HIPISMO entrou na minha vida, procurei várias hípicas, mais uma me chamou atenção, pois o lugar era perfeito. Marquei minha aula experimental e desde esse dia não conseguir viver mais sem esse esporte encantador.
Qual foi sua prova inesquecível?
A minha primeira prova com Little Roy, fiquei em terceiro lugar. A outra foi uma prova interna, que fiz um percurso maravilhoso e no último obstáculo me desequilibrei e felizmente só cai depois que a bandeirola baixou e me classifiquei em segundo lugar.
Você tem algum ritual antes da prova?
Sim,faço o sinal da cruz em mim e no cavalo e peço a proteção de Deus.
Qual seu concurso preferido no Brasil?
Todos os campeonatos nacionais.
Existe alguma prova da qual gostaria muito de participar?
Sim, um Brasileiro, pois ainda não tive oportunidade de participar.
Qual seu ídolo no esporte?
Sem dúvida o meu maior ídolo é meu instrutor Zazá, que além de tudo é meu amigo, nos momentos que me falta coragem ele esta sempre ali incentivando, apoiando e sempre querendo ver o crescimento de todos os seus alunos. Eu o admiro muito, e um dia quem sabe montarei como ele.
O que você mais gosta no ambiente hípico? E o que mudaria?
De tudo, é um lugar lindo e aconchegante, pessoas maravilhosas, animais encantadores.
Dizemos que somos uma família, “a família Chambord” e chamamos a hípica de “O Melhor Lugar do Mundo”.
NÃO MUDARIA NADA!
O que o hipismo mudou na sua vida?
Simplesmente tudo, para melhor é claro. Na verdade já nem sei mais o que é minha vida sem o hipismo.
Com certeza só aprendi coisas boas com esse esporte, que levarei para toda vida, aprendi a perder e a ganhar, a enfrentar desafios, a ter coragem e determinação, aprendi o que é o amor de um jeito que pouca gente conhece, o “amor pelos cavalo”, e ter um amigo diferente, o melhor amigo, e saber o que é ter responsabilidade, pois temos uma vida do nosso lado. Ter cavalos, conviver com eles, não tem preço.
Você tem alguma música ou filme que te inspira nos seus treinos? Qual?
Uma música é “We are the champions” do Queen, que muitas vezes toca no galope da vitória. E filme são todos que tem cavalo na trama.
Qual foi o cavalo que mais te deu alegria? Porque?
Todos os que passaram na minha vida e todos que eu tenho.
Na hípica, o cavalo que me deu alegria foi o Little Roy, ele é da escolinha e sempre esteve comigo desde o início, formamos um conjunto maravilhoso apesar dele ser um pouco velho, tivemos muitas conquistas, vitórias, superações, aprendi muito com ele. A outra que me da alegria até hoje é a Vitória da raça Appaloosa, que era uma égua de corrida muito arisca e com muita paciência, amor e dedicação conseguimos transformá-la em uma égua de hipismo calma, meiga e muito amada. Meus outros dois cavalos também me dão muita alegria o Rayo Apollo Bryan e o Petróleo For Me.
O que seu cavalo representa pra você?
São TUDO para mim, meu ponto de paz,fazem de mim uma pessoa melhor, simplismente a razão da minha vida!
É do lado deles que passo meus melhores momentos, a vida sem esses animais nao tem mais nenhum sentido.
Não preciso estar montada, só de estar perto, fazer carinho, banhar ou passar horas só olhando me traz uma paz única e impossível de decifrar, que resumo só em: CAVALO É MINHA VIDA!
Veja as outras entrevistas da seção “Você e seu cavalo no Hipismo&Co” aqui.
Se quiser participar dessa seção. Nos envie suas respostas com no mínimo duas fotos para o e-mail contato@hipismoeco.com.br
Fotos: Arquivo Pessoal Thaynara Alves de Lemos.